O estágio é muito desejado pelos formandos, que aguardam ansiosamente aplicar os conhecimentos obtidos na sala de aula. No estágio o aluno deve aproveitar em primeiro lugar para aprender, pois vão trabalhar com entidades que os integram em contexto real no seu trabalho diário. Aproveitar também para mostrar o que sabem, pois são vários os formandos que ficam a trabalhar depois de terem agradado na FCT.
Independentemente de conseguirem ficar a trabalhar no local onde estagiaram, a experiência conta sempre e fica no currículo do aluno, quando partir à procura do primeiro emprego.
Já oriento estágios desde o ano letivo 2008-2009 e como professor só tenho boas recordações. Tenho encontrado excelentes monitores por parte das entidades que acolhem os nossos alunos e tenho aprendido bastante com eles. Quanto aos alunos têm superado as expetativas, tendo alguns deles ficado a trabalhar nesses locais e outros só não ficaram dada a conjetura em que nos encontramos, as empresas públicas ou privadas não podem alargar os seus quadros, fruto da instabilidade económica.
Este ano tenho mais 16 formandos a frequentar vários locais divididos por Mondim de Basto, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto. Estou convencido de que vão ser mais 16 casos de sucesso.
Aproveito para desejar Boa Sorte a todos eles!